Câmara dos Deputados lança frente para reduzir custos de obras
Em evento realizado no dia 30/08/23 no Salão Negro do Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados lançou a Frente Parlamentar em Defesa da Modelagem da Construção (FPBIM). O objetivo da Frente é trabalhar para ampliar junto aos parlamentares, empresários e representantes da sociedade civil a importância do uso da metodologia BIM na construção das grandes obras públicas brasileiras.
O BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia que permite criar simulações digitais, suportadas por realidade virtual, para todas as etapas do ciclo de vida de um empreendimento, envolvendo planejamento, projeto, construção, manutenção e operação. O BIM traz uma outra forma de projetar, gerenciar e construir com mais eficiência e economia tanto para obras de edificações como para obras de infraestruturas lineares: rodovias, ferrovias e saneamento básico. Ele reduz custos, mitiga riscos e garante o cumprimento dos prazos.
Com ele, é possível criar uma simulação do planejamento de uma obra pública por meio da animação de cada parte do projeto e visualização do andamento das ações de acordo com o calendário da obra. Os representantes da FBMIM defendem que a adoção dessa metodologia pode contribuir, sobretudo, para eliminar erros nos quantitativos das planilhas orçamentárias nas obras públicas. Como resultado, o seu uso dispensa a celebração constante de aditivos contratuais, que é uma tônica indesejada na gestão pública.
De acordo com o deputado Júlio Lopes, que presidirá a Frente Parlamentar, o BIM poderá conferir um ganho de eficiência e economia para o país. “O Building Information Modeling é a base de programas relevantes utilizados nas obras do Exército, da Vale e da Empresa Brasileira de Aeronáutica – Embraer. Por permitir que o projeto seja compartilhado em todas as etapas da produção, ele possibilita a correção de erros quase automaticamente. Desta maneira, as obras ficam até 20% mais baratas e levam 30% a menos de tempo para serem concluídas”, afirmou.
A Frente Parlamentar, por meio de debates, simpósios e eventos pretende promover o intercâmbio dos parlamentares com empresas, órgãos de fiscalização e controle do Brasil e de outros países em busca do aperfeiçoamento e a implementação do novo sistema, já que o BIM foi incluído como item preferencial na Lei de Licitações 14.133/2021 que entrará em vigor a partir de 01 de abril de 2024. “É fundamental que prefeitos, governadores e servidores dos tribunais de contas conheçam o BIM e suas aplicações. Nesse contexto, a Frente Parlamentar terá um papel essencial no debate para a modernização do país”, completou Júlio Lopes.
Na avaliação do deputado, o maior conhecimento sobre os benefícios do BIM ganha ainda mais importância nesse momento em que o governo federal lança uma nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “Com a Lei de Licitações em vigor a partir de abril de 2024, as obras prioritárias que foram apresentadas também deverão estar em metodologia BIM. O colegiado da Frente Parlamentar vai acompanhar e contribuir para a execução das obras de maneira mais ágil e econômica”, declarou o parlamentar do PP.